The Good & Old Rock'n'roll

The Good & Old Rock'n'roll
Traduções de músicas & textos sobre o rock'n'roll e sua história.

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

STRAWBERRY FIELDS FOREVER - THE BEATLES ( TRADUÇÃO)

Strawberry Fields Forever/Penny Lane frente e...

...frente?!!!
A canção Strawberry Fields Forever foi gravada pelos Beatles e lançada, em 1967 como Compacto Simples ou, em inglês, Single.

Compacto Simples é um antigo disquinho de vinil que comportava somente uma música gravada em cada uma de suas faces ou lados. Porém, como o nome em inglês -- que numa tradução livre seria  -- deixa entender, somente o que estaria no lado principal ( o lado A) seria relevante. No lado B sempre era gravado algo apenas para não ficar vazio, geralmente um brinde ao comprador ou uma "encheção de linguiça". 

Strawberry Fields Forever, no entanto, não possui um lado B. No outro lado, também definido como A, está a música Penny Lane, numa clara indicação de que ambas se equivalem. As duas canções são creditadas como composições de Lennon/McCartney, porém, enquanto Penny Lane é criação de Paul, Strawberry Fields Forever é de John. São canções inspiradas nas reminiscências que os dois tinham de suas infâncias em Liverpool e concluídas dentro de um processo de instigação mútua comum entre eles. 

Enquanto Penny Lane rememora uma alameda ( Alameda Penny), Strawberry Fields Forever se refere a um orfanato (Strawberry Fields) cujos terrenos baldios próximos  serviam para as brindeiras da molecada, da qual, Lennon fazia parte. 

Deixe-me levá-la
Pois estou descendo para Strawberry Fields 
Nada é real
E nada como dependurar
Em Strawberry Fields para sempre

Viver de olhos fechados é fácil
Sem entender o que se vê
Vai ficando complicado ser alguém
Mas parece funcionar
E não me importa tanto

Deixe-me levá-la
Pois estou descendo para Strawberry Fields 
Nada é real
E nada como dependurar
Em Strawberry Fields para sempre

Creio que não há ninguém na minha árvore
E isto pode ser bom ou ruim
É que você pode não estar em sintonia
Mas, tudo bem
Não pode ser tão mau

Deixe-me levá-la
Pois estou descendo para Strawberry Fields 
Nada é real
E nada como dependurar
Em Strawberry Fields para sempre

Sempre, não, às vezes, penso que sou eu
Mas você sabe que eu sei quando é sonho
Acho, não, eu quero, não, sim
Mas está tudo errado
E assim acho que discordo

Deixe-me levá-la
Pois estou descendo para Strawberry Fields 
Nada é real
E nada como dependurar
Em Strawberry Fields para sempre
Strawberry Fields para sempre



Os Beatles no cenário do vídeo de Strawberry Fields Forever.


Nenhum comentário:

Postar um comentário