The Good & Old Rock'n'roll

The Good & Old Rock'n'roll
Traduções de músicas & textos sobre o rock'n'roll e sua história.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

GRETSCH G6199 "BILLY-BO" JUPITER THUNDERBIRD


Gretsch G6199 "Billy-Bo" Jupiter Thunderbird

É comum guitarristas de rock, geralmente como forma de causar impacto, usarem guitarras com formato exótico. Comumente, as guitarras de formas pouco convencionais são associadas à modernidade, porém, são tão velhas quanto o rock'n'roll ( é, o rock'n'roll já é sexagenário!).

Um dos primeiros roqueiros a empunhar uma guitarra de formato incomum foi Bo Diddley, contemporâneo da geração pioneira ( Elvis, Chuck Berry, Little Richards, etc.) e o seu motivo não era impactar e, sim, meramente funcional. Bo Diddley usava um modelo Gibson L5 que, no palco, limitava sua movimentação. Foi o próprio quem construiu, na metade da década de 1940, os seus primeiros modelos, geralmente explorando formas retangulares ou trapezoidais que, futuramente, deram origem aos modelos Cigar Box, Cadillac e Jupiter Thunderbird. Este último foi desenvolvido com a colaboração de um ex-funcionário da fábrica Gretsch, usando componentes da mesma.


Bo Diddley e sua Cigar Box

Billy Gibbons, guitarrista e vocalista da banda ZZ Top que, diz a lenda, já havia recebido de presente uma guitarra de Jimi Hendrix, desafiando a regra de que "um raio não cai duas vezes no mesmo lugar", foi agraciado com um modelo Jupiter Thunderbird por ninguém menos que o próprio Bo Diddley. Tal preciosidade ficou guardada até o dia em que, durante as gravações de um álbum do ZZ Top, em busca de uma determinada sonoridade, Billy passou a usá-la. Porém, sabendo de seu inestimável valor, resolveu não expô-la aos rigores da estrada.


Bo Diddley e a Jupiter Thunderbird

Assim sendo, entrou em contato com a fábrica Gretsch e, com a colaboração do próprio Bo Diddey, atualizaram o modelo para o século XXI, comercializado com o nome Gretsch G6199 "Billy-Bo" Jupiter Thunderbird, a partir de 2005, três anos antes da morte de Diddley.


Gibbons e sua "Billy-Bo"






Nenhum comentário:

Postar um comentário