The Good & Old Rock'n'roll

The Good & Old Rock'n'roll
Traduções de músicas & textos sobre o rock'n'roll e sua história.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

"MIDNIGHT SPECIAL"

Capa do álbum Willy And The Poor Boys

A canção Midnight Special, gravada pela banda Creedence Clearwater Revival, no álbum Willy And The Poor Boys, no ano de 1969, é uma canção folclórica norte-americana que, por causa de um equívoco do folclorista Alan Lomax, foi, durante muito tempo, atribuída ao bluesman Huddie Leadbelly.

As origens da canção remontam às prisões do Sul dos Estados Unidos no início do século XX e, como toda obra da tradição oral, sofreu transformações até ser finalmente registrada. Midnight Special já havia sido gravada antes de, no ano de 1934, os irmãos Alan e John Lomax, gravarem, na prisão de Angola, na Louisiana, a versão de Leadbelly.

A versão gravada pelo Creedence é baseada na de Leadbelly que, como peculiaridade, traz versos remetendo à experiência pessoal do velho Huddie, freguês assíduo, durante grande parte da vida, das penitenciárias, o que não o exime de ser um dos principais esteios de toda a tradição musical estadunidense.

Leadbelly fichado.


O Midnight Special do título e do refrão da canção é um trem que, pelo nome, deve chegar ou partir à meia-noite. Para a tradição carcerária, no entanto, sua luz é um símbolo para a liberdade em meio à escuridão da prisão: 

"Deixe o Especial da Meia-noite
Brilhar sua luz em mim
Deixe o Especial da Meia-noite
Brilhar sua sempre amável luz sobre mim".

Nenhum comentário:

Postar um comentário