The Good & Old Rock'n'roll

The Good & Old Rock'n'roll
Traduções de músicas & textos sobre o rock'n'roll e sua história.

sábado, 7 de fevereiro de 2015

SUZIE Q OU SUZI QUATRO? -- UMA CRÔNICA

Capa da gravação original de Suzie Q

As leituras já haviam se embaralhado na minha memória quando ouvi, pela primeira vez, a música Suzie Q, gravada pela banda Creedence Clearwater Revival. Explico: cresci ouvindo música numa época anterior à partilha de arquivos digitais pela web. Era mais fácil ler sobre músicas e músicos que você nunca havia ouvido que, propriamente, ouvi-los.

Estaria John Fogerty, o compositor da banda, homenageando uma roqueira dos anos 1950? Não. Não era bem isso. Suzie Q era, assim como outras músicas  em seus discos, um excelente cover feito pelo Creedence de um clássico rock dos anos 1950. A roqueira que, supostamente, a banda havia homenageado na verdade não era Suzie Q e, sim, Suzi Quatro e começou a gravar durante a década de 1970, época em que o Creedence já estava se acabando.

Será que o pai da menina a havia batizado homenageando uma música que gostava ou, ainda, a roqueira havia escolhido um nome artístico inspirado na velha canção? Nem uma coisa nem outra.

Susan Kay Quatro é descendente de italianos e seu sobrenome é a abreviatura de Quatrocchio, realizada por seu avô. Traduzido do italiano, Quatrocchio significa "quatro olhos", apelido pejorativo usado para gozação, ou mais na ordre du jour e toda essa frescurada politicamente correta, o bullying com quem usa óculos.

Só há bem pouco tempo atrás, fui ver uma foto de Suzi Quatro. Ela não usava óculos, porém, achei em seu olhar uma singela tristeza. Algo estranho para uma roqueira e, mais ainda, não condiz com a personagem aparentemente cheia se si apresentada na música:

"(...)
Gosto do jeito que você anda
Gosto do jeito que você fala
Gosto do jeito que você anda
Gosto do jeito que você fala
Oh Suzie Q

Peço que seja verdadeira
Peço que seja verdadeira
Peço que seja verdadeira
E nunca me deixe triste
Oh Suzie Q
(...)"

Talvez seja apenas mais um equívoco de alguém que lê e ouve música a partir de erros.


Os occhios de Suzi Quatro







Nenhum comentário:

Postar um comentário