The Good & Old Rock'n'roll

The Good & Old Rock'n'roll
Traduções de músicas & textos sobre o rock'n'roll e sua história.

quinta-feira, 30 de abril de 2015

BBC: O ROCK NAS ONDAS DO RÁDIO

Resultado de imagem para BBC  LOGO

"Rádio Um
Você é a única
Pra mim

É só girar o botão
E você leva música ao mundo inteiro
Rádio Um
Você roubou minha garota
Mas te amo mesmo assim".

                                            Radio One Theme,
                                            Jimi Hendrix

A BBC ( British Broadcasting Corporation) é uma empresa estatal britânica de rádio e teledifusão, criada no ano de 1922. Porém, para os apreciadores do bom e velho rock'n'roll, ela também se tornou uma espécie de "grife". Não são poucas as bandas relevantes para a história do estilo, principalmente as britânicas, a possuir em seu catálogo um título com a chancela da marca, geralmente referido como "BBC Sessions" ou "Radio One Sessions" ( "Radio One", no caso, é a emissora de rádio que, na empresa,  é responsável por atender a demanda musical do público jovem).


Por causa das leis trabalhistas britânicas, as rádios da BBC eram obrigadas a preencher uma determinada cota de suas programações com a transmissão de música executada ao vivo, visando garantir o emprego de músicos profissionais.


Quando as bandas da chamada "Invasão Britânica" se tornaram uma febre, nada mais natural que, frequentemente, tivessem participações exclusivas nos mais diversos programas musicais levados ao ar pela "Rádio Um". Assim, com o passar do tempo, os arquivos da rádio reuniram um acervo exuberante por sua originalidade.


No finalzinho do século XX e início do XXI, tal acervo começou a ver a luz do dia numa série de lançamentos em CD.

The Beatles, The Who, Cream, Jimi Hendrix Experience, Led Zeppelin, Joy Division, New Order, The Jam e Pixies são alguns exemplos.







JOHN PEEL

Mais que um grande apreciador de rock, o radialista John Peel (1939-2004) foi um grande apreciador e divulgador da música feita com qualidade. Nomes aparentemente desconexos, tais como a banda brasileira de rock  independente Fellini e a banda britânica de "grindcore" Napalm Death tiveram seus trabalhos divulgados nos programas comandados por John Peel e transmitidos pela BBC.

John Peel

A título de ilustração, o excelente "Hatful Of Hollow, da banda The Smiths, tem várias de suas faixas concebidas para o programa de John Peel. O mesmo pode ser dito do álbum "Pixies At The BBC". Já a cantora e compositora PJ Harvey foi além: possui um álbum chamado "The Peel Sessions".

 


Se você ainda aprecia a boa música gravada no formato físico e se deparar, por aí, com algum CD de alguma banda que admira, sob a chancela BBC, pode levar. Dificilmente irá se arrepender. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário