The Good & Old Rock'n'roll

The Good & Old Rock'n'roll
Traduções de músicas & textos sobre o rock'n'roll e sua história.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

RATOS DE PORÃO: 30 ANOS CRUCIFICADOS PELO SISTEMA (RESENHA)

Formação do Ratos De Porão que gravou, em 1983, o "marco zero" do hardcore latino-americano se reúne para rememorar  e tocar o álbum Crucificados Pelo Sistema em documentário mais que justo, lançado em DVD  no final de 2014.



A formação da banda Ratos De Porão que, em 1983, gravou, na raça, o álbum Crucificados Pelo Sistema, primeiro registro individual ( ou full length) de uma banda hardcore na América Latina, se reuniu para rememorar histórias da época no documentário 30 Anos Crucificados Pelo Sistema, lançado, no finalzinho de 2014 em DVD. Como já haviam demonstrado no documentário anterior (Guidable - A Verdadeira História Do Ratos De Porão), os "Ratos" são impagáveis contadores de histórias.

Da formação de 1983, somente João Gordo ( vocal) e Jão ( na época, baterista e hoje, guitarrista) permaneceram na banda. Mingau ( hoje no Ultraje A Rigor) era o guitarrista e Jabá o baixista. Além dos quatro, há, também, depoimentos de amigos e de pessoas heroicamente envolvidas com a cena punk paulistana do começo da década de 1980.

Comparado às mega-produções de documentários facilmente encontradas no mercado, 30 Anos... aparenta-se "modesto" pois, se hoje a cena underground enfrenta dificuldades, imaginem há trinta anos atrás. Assim, o que prevalece é mesmo o exercício "memorialista" dos entrevistados, já que os registros em imagem e áudio da época são raros, não só pelo alto custo na realidade subdesenvolvida como, também, pela marginalidade à qual a cena era relegada.

Contra tudo e contra todos, hoje o Ratos De Porão é um "patrimônio histórico" da música brasileira, com relevância mundial. Só o fato de as histórias estarem aí, registradas num DVD antes que se percam, já é digno de louvor. Se existe um ponto negativo, é o tempo de duração total do DVD: aproximadamente uma hora e meia. Acaba num piscar de olhos e vem aquela velha frase na cabeça: "Tudo o que é bom dura pouco".

Além do documentário, há, como bônus, um show gravado  no Circo Voador ( mesmo palco do DVD ao vivo lançado tempos atrás pela banda), em março de 2014, com os "Ratos" de 1983 tocando o Crucificados Pelo Sistema na íntegra.

Os "Ratos" de 1983...

... em 2014.



Resenha escrita originalmente para o site Whiplash.


Nenhum comentário:

Postar um comentário