The Good & Old Rock'n'roll

The Good & Old Rock'n'roll
Traduções de músicas & textos sobre o rock'n'roll e sua história.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

THE HUNTER: MASTODON PERTO DO SUCESSO

Em 2011, o grupo Mastodon lançava The Hunter, o álbum que, até então, pode ser considerado o seu mais comercialmente acessível. No entanto, não abria mão da arte.



O álbum The Hunter, lançado em setembro de 2011 é, até agora, o mais próximo que o grupo Mastodon chegou das paradas de sucesso. Talvez fosse esta mesma a intenção do grupo, visto que o produtor escolhido tinha um currículo recheado de sucessos comerciais. Foi, também, deixada de lado a característica marcante da banda em produzir músicas interligadas num único conceito como haviam feito, por exemplo, no anterior, e ótimo, Crack The Sky e, ainda, a duração das músicas se aproximou do convencional, ou seja, diminuiu em tamanho.

As estruturas musicais complexas e o instrumental intrincado permaneceram, porém, costurados por melodias mais evidentes, realçadas, não só pelo talento ímpar dos integrantes enquanto instrumentistas como, ainda, pelo fato de a banda contar com três ótimos vocalistas. Assim, o lado "progressivo" na sonoridade "mastodôntica" marca presença em solos de guitarra de uma elegância classuda, remetendo à pegada floydiana setentista, realçados, em alguns arranjos, por sintetizadores com timbragem da referida época.

Os arranjos vocais, que alguns críticos julgam em débito com o velho Ozzy, apesar de melodiosos e harmônicos, em alguns momentos vêm carregados de toda aquela agressividade e "sujeira", comumente típicas nos primeiros álbuns.

Uma curiosidade: o apreciador de HQs que, porventura, também aprecia a banda, não poderá deixar de associar a exuberante Creature Lives ao Monstro Do Pântano. Fechando o álbum, The Sparrow traz um minimalismo lírico lembrando a poeticidade dos hai-kais:

"Persiga a felicidade com diligência".

É comum o ouvinte de rock e, mais especificamente, o de rock pesado, torcer o nariz para trabalhos com abordagem comercial. Porém, a história do rock está coalhada de exemplos de grandes êxitos comerciais com grande relevância artística. É uma pena que, ao que parece, o Mastodon só chegou perto do sucesso com The Hunter. Uma pena para o grupo, pois seus admiradores continuam sendo brindados com músicas de excelente qualidade.

O álbum é um clássico e merecia uma sorte mais próxima ao que o Black Album significou para o Metallica. As paradas de sucesso já não são as mesmas, mas o Mastodon dá continuidade e faz jus ao passado glorioso da música pesada.

Resenha escrita originalmente para o site Whiplash.

Nenhum comentário:

Postar um comentário