The Good & Old Rock'n'roll

The Good & Old Rock'n'roll
Traduções de músicas & textos sobre o rock'n'roll e sua história.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

"IMPERIUM": DORSAL ATLÂNTICA NA AULA DE HISTÓRIA DO BRASIL.

Lançado em 2015, o álbum Imperium, da banda carioca Dorsal Atlântica aborda, de maneira conceitual, o período de transição do Brasil Império para o Brasil República.



Muito embora tenha garantido seu honroso lugar na história da música pesada feita no brasil, depois de ter encerrado as atividades, a banda Dorsal Atlântica, capitaneada pelo eterno Carlos Lopes e bancada pelos fãs lançou, em 2012 o álbum 2012. Percebendo que seu thrash metal direto, reto e certeiro ainda pode ser muito relevante, eis que, três anos depois, voltam com um novo álbum: Imperium.

A exemplo do anterior, onde vários "capítulos da História do Brasil" foram temas das letras, o novo álbum aborda, de maneira conceitual, a transição do Brasil Império para o Brasil República, tendo, como fio condutor, uma história fictícia de um triângulo amoroso, envolvendo o imperador ( Victor II), um republicano ( Thomas Echt) e sua esposa ( Rose). Tal história é descoberta por um descendente do filho bastardo do imperador, criado longe do Brasil, ao assumir a mansão que herdara e que, no passado, pertencera ao marido traído de sua tataravó.

As letras, com ênfase narrativa, por vezes até pedagógicas, podem causar estranhamento no ouvinte acostumado a abordagens líricas mais usuais. Mas pecam, no entanto, ao enfatizar o romance fictício em detrimento das tramas históricas da época ( mais sórdidas que qualquer ficção), mencionadas com certa rasura.

A performance instrumental da banda está, por outro lado, muito mais "azeitada" e há um maior cuidado com as nuances sonoras e detalhes enriquecedores nos arranjos. Outro ponto positivo é a ausência daqueles agudos a la Tom Araya dos primórdios, que são de doer, nos vocais, estando estes em, alguns momentos, bem punkada.

A gravadora Heavy Records, por sua parte, caprichou na arte gráfica e a concepção da capa do CD remete ao formato das capas dos antigos Compactos Simples de vinil ( chamados, por especialistas, de single de 7 polegadas). O encarte com as letras imita o design de um jornal do Brasil Imperial. Para os apreciadores, um luxo!

Dorsal Atlântica.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário