The Good & Old Rock'n'roll

The Good & Old Rock'n'roll
Traduções de músicas & textos sobre o rock'n'roll e sua história.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

REVISTA "ROCK STARS": VALDIR MONTANARI SALVANDO ALMAS PARA O ROCK

Capa da revista Rock Stars.

Tão Prazeroso quanto ouvir um bom rock é ler um bom texto sobre rock. Gosto raro em se tratando de um País onde o analfabetismo funcional e o analfabetismo literal grassam plenos. O professor  de Física Valdir Montanari, autor de uma obra seminal sobre o rock progressivo, é um senhor exemplo de um exímio "escritor rock'n'roll".

Durante meados da década de 1980, quando, pela vitrine do primeiro Rock In Rio, o rock ganhava evidência midiática até então inédita, era vendida, nas bancas de jornais, uma "revistinha" intitulada Rock Stars. "Revistinha" só no aspecto físico, pois era publicada em preto e branco, no formato e acabamento das antigas revistas  de cifras musicais (onde a molecada pré-Internet aprendia a levar um som sem recorrer a um professor), por uma editora especializada nesse tipo de revista.

Por seu formato, a Rock Stars era acessível aos leitores pobres e uma (remota) possibilidade em perpetuar o gosto pelo rock além das fronteiras classe média, típicas do gênero. Em sua "simplicidade", a "revistinha" embalava verdadeiros tesouros da escrita rock, lavrados com maestria pelo senhor Valdir Montanari.

Logicamente, um garoto pobre não tinha condições financeiras de conferir todas as informações veiculadas na revista, numa época em que música gravada, quando encontrada, custava muito dinheiro. Mas aqueles que se aventuraram por suas páginas tiveram sua imaginação profunda e irremediavelmente atiçada.

Além de resenhas sobre os discos lançados na época, havia seções ou colunas mensais abordando a origem do rock'n'roll (geralmente sobre os antigos bluesmen) e aqueles que eram considerados os "quatro grandes do rock": Beatles, Rolling Stones, Led Zeppelin e Queen, cada uma com o título de uma música da respectiva banda: Strawberry Fields Forever, Sympathy For The Devil, Stairway To Heaven e God Save The Queen. Havia, também, ótimas matérias sobre a especialidade do senhor Montanari, o rock progressivo, destacando igualmente bandas nacionais e internacionais no estilo.

Nas páginas da Rock Stars, um garoto pobre, antes de poder ouvir, pode ler sobre Blind Lemon Jefferson, Leadbelly, Joelho de Porco, Chave do Sol, Camisa de Vênus, Violeta de Outono, Jean Luc Ponty, Focus, King Crimson, Gentle Giant e muitos, muitos outros. Se, futuramente, tal garoto teve condições de conferir a sonoridade de tais artistas, não é de se estranhar se ficou um pouco desapontado: a chance do texto estar muito além do som era mesmo muito grande.

Muito obrigado, senhor Valdir Montanari, pelas almas salvas para o rock e desculpe pelo modesto da homenagem.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário