The Good & Old Rock'n'roll

The Good & Old Rock'n'roll
Traduções de músicas & textos sobre o rock'n'roll e sua história.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

GIBSON "FLYING V" E "EXPLORER": A GÊNESE DOS MODELOS "HEADBANGER"

Gibson Flying V

Gibson Explorer

Tornou-se uma espécie de tradição, principalmente após os anos 1980, os guitarristas de rock pesado, principalmente os de Heavy Metal e, particularmente, das vertentes extremas desse estilo, fazerem uso de modelos de guitarras angulosos. Tais modelos transmitem uma estética desafiadora ao espectador e isso, muito provavelmente, passou a pesar na escolha, sem contar o fato dos eighties vincularem o design anguloso, pontiagudo e de linhas retas à ideia de modernidade.

A origem de tais modelos, no entanto, está muito longe dessa época e remonta ao final da década de 1950, quando a fabricante Gibson lançou os modelos Flying V e Explorer.

Segundo consta, os dois modelos foram uma resposta a provocação do concorrente Leo Fender, o qual teria afirmado serem retrógrados os modelos das guitarras Gibson. De fato, tais modelos, como por exemplo, as Les Paul e as SG remetem ao formato das guitarras acústicas, ou violões.

Durante os anos 1960, a Flying V teve uma certa visibilidade, quando foi usada por Jimi Hendrix e pelo bluesman Albert King, porém, estava mesmo à frente de seu tempo. Assim, acabou entrando, juntamente com a Explorer, em estado de dormência até a década de 1980.

Albert King


Jimi Hendrix

A partir daí, uma, uma série de fabricantes puseram no mercado vários modelos claramente inspirados nos dois, os quais acabaram se tornando uma espécie de marca registrada do estilo headbanger. As formas retilíneas, pontiagudas e angulares casaram perfeitamente com a sonoridade pesada do Heavy Metal e seus subestilos e, também, com a "poética" agressiva resultante das "ideologias" embasadoras do Metal Extremo, numa árida oposição à suavidade das curvas dos modelos convencionais. Uma questão de "postura" e "atitude", mesmo que, para tal, seja necessário, segundo as palavras de alguns músicos, sacrificar o conforto proporcionado pelos designs adequados ao corpo do guitarrista.

Algumas guitarras com design Metal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário