The Good & Old Rock'n'roll

The Good & Old Rock'n'roll
Traduções de músicas & textos sobre o rock'n'roll e sua história.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

TOP 10: MERA COINCIDÊNCIA?


A tradição musical na cultura popular sempre foi marcada pelo aproveitamento que as gerações posteriores faziam, de elementos explorados pelas gerações anteriores. Assim, estruturas melódicas e harmônicas reapareciam com letras diferentes e isso foi considerado normal, pelo menos até a tradição popular ser contaminada pela valorização autoral que, na música erudita já vinha sendo a tônica, principalmente após os valores burgueses de enaltecimento individual serem disseminados na produção cultural.

A produção coletiva, então, torna-se o símbolo de um passado suplantado (o da música folclórica) e cede espaço à produção autoral. Aí, algo corriqueiro e visto com certa normalidade pelos próprios agentes culturais (os músicos), passa a ser considerado delito, sob a acusação de plágio.

A tradição cultural do blues (catalogado como música folclórica) é um grande exemplo do que foi apontado acima. Foi sintomático o fato de Willie Dixon, um grande compositor de blues, ter exigido judicialmente co-autoria na música Whole Lotta Love, gravada pelo Led Zeppelin, sob alegação de que foram reaproveitados elementos de uma canção sua. Logo ele, representante de uma tradição cultural que se fez reaproveitando criativamente composições antigas.

Tal fato, entre outros, foi levantado como bandeira pelo quixotismo historiográfico onde brancos inaptos só são capazes de espoliar as criações culturais de minorias étnicas, mas o ser humano é um animal mimético e a história é dinâmica.

Quem de nós já não se pegou perguntando, ao menos uma vez, ao ouvir uma determinada canção: onde foi mesmo que já ouvi isto?

Às vezes, coincidência; às vezes, homenagem; às vezes, "homenagem"; às vezes, reflexo de uma atitude mal intencionada; às vezes, reflexo da falta de capacidade. O fato é que podemos encontrar inúmeros exemplos de composições que remetem a outras mais antigas. Pode ser uma levada de bateria, o timbre instrumental utilizado na gravação, a disposição harmônica, melódica ou lírica (das letras) ou um riff.

Segue, abaixo, uma lista, em ordem cronológica (das mais antigas para as mais recentes), de músicas que possuem elementos passíveis de remeter a composições musicais precedentes, sempre envolvendo uma composição nacional e outra de língua estrangeira. Marcelo Nova (Camisa de Vênus) aparece três vezes na lista, porém é perfeitamente possível fazer uma apenas com ele.

Na lista aparece o nome da música, do intérprete e a data da gravação citada. Não é apontado crédito de composição e, em alguns casos, a gravação não é a original.


1. RAINNY DAY WOMEN # 12 & 35 - BOB DYLAN (1966)





ESSA LINDA CANÇÃO - CAMISA DE VÊNUS (1996)


 


2. BLACKBIRD - THE BEATLES (1968)




VIDA DE CACHORRO - OS MUTANTES (1972)




3. GIMME SHELTER - ROLLING STONES (1969)




SÓ O FIM - CAMISA DE VÊNUS (1986)




4. MY BABY LEFT ME - CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL (1970)




                                      



A VERDADE SOBRE A NOSTALGIA - RAUL SEIXAS (1975)




5.BRIDGE OVER TROUBLED WATER - ELVIS PRESLEY (1970)




AVE MARIA DAS RUAS - RAUL SEIXAS (1977)




                                       



6. ME DÊ MOTIVO - TIM MAIA (1983)




AVAILABLE LIGHT - RUSH (1989)




7. MEU ERRO - PARALAMAS DO SUCESSO (1984)




WHY CAN'T I BE YOU - THE CURE (1987)




8. ESTADO VIOLÊNCIA - TITÃS (1986)




DANI CALIFORNIA - RED HOT CHILLI PEPPERS (2006)




9. ALL I WANT IS YOU - U2 (1989)




O QUE EU TAMBÉM NÃO ENTENDO - JOTA QUEST (2000)




                                      



10. BIRD ON A WIRE - JOHNNY CASH (1994)




O MAL QUE HABITA EM MIM - CAMISA DE VÊNUS (1996)



                                      









  

Nenhum comentário:

Postar um comentário